Certificados Edição 2024

disponível em 30/09/2024

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PROSEANDO COM O PROFESSOR: O Professor Gleison Silva Pereira e a Revolução das Olimpíadas de Matemática em Caxirimbu

O PROSEANDO COM O PROFESSOR de hoje foi até a cidade de Caxirimbu/Caxias-MA, para conversar com o professor Gleison Silva Pereira da Escola UIM Flora Alves de Andrade.

Desde 2011, atuando em escolas públicas, atualmente, Gleison Silva Pereira leciona para as turmas de 6º e 7º anos do ensino fundamental II. Ele conta que encontrou nas Olimpíadas de Matemática uma poderosa aliada para transformar o ensino e o engajamento dos seus alunos. Com uma boa relação com os estudantes, ele buscou aprimorar suas habilidades pedagógicas através do mestrado PROFMAT, que revolucionou sua abordagem ao ensino.

Ele acredita que a participação na Olimpíada não só melhora o desempenho acadêmico, mas também instiga o desejo de aprender e superar desafios, contribuindo para o desenvolvimento integral dos alunos.

Acompanhe conosco esse dedo de prosa.

Para iniciar nosso momento prosa, conte um pouco sobre sua experiência como professor e há quanto tempo você participa de Olimpíada de Matemática com seus alunos?

Atuo em sala de aula desde 2011, sempre em escolas públicas e no nível fundamental de 6º ao 9º ano. Sempre gostei de matemática e motivar meus alunos, principalmente com leitura, não apenas textos ou livros matemáticos. Durante muito tempo achei que era um bom professor, até porque sempre tive uma boa relação com meus alunos, inclusive alunos que usam meu nome como referência para eles. Porém chegou o tempo em que procurei melhorar ainda mais como professor, procurando cursos para o aperfeiçoamento das aulas, foi aí que tentei o PROFMAT, o mestrado que me mudou completamente, com professores como Sandra Imaculada, minha orientadora, meus colegas de mestrado, todos eles, e a pesquisa para a dissertação, que teve um papel primordial para a mudança na docência. Ao terminar o mestrado me tornei um outro professor, mais motivado, com mais conhecimentos e novas estratégias.
Sobre as olímpiadas, meus alunos participam desde 2016.

Como você apresentou a Olimpíada Mandacaru de Matemática aos seus alunos pela primeira vez?

Através das questões, mostrando o raciocínio e a linguagem das questões, linguagem comum a realidade dos alunos.

Quais estratégias você utiliza para motivar seus alunos a participarem da olimpíada?

Alguns prêmios individuais, medalhas, reportagens nas redes sociais, levar o nome desses alunos para serem conhecidos, um diferencial da Mandacaru é o certificado de participação que cada um deles irá receber.

Como você identifica e incentiva alunos com potencial em matemática para se inscreverem na Olimpíada?

Através da resolução de questões e conversas com eles analisando a argumentação deles no processo de explicação do raciocínio usado para o desenvolvimento da solução dos problemas propostos. O incentivo é feito por meio de conversas, mostrando as possibilidades de ganhar uma medalha, a alegria e satisfação dos familiares e comunidade escolar, levando até eles materiais disponíveis para aprofundar seus conhecimentos, simulados e desafios matemáticos.

Pode descrever como é a rotina de preparação para a olimpíada? Há aulas ou sessões de treinamento específicas?

Procuro selecionar questões relacionadas ao conteúdo abordado durante as aulas. Proponho a resolução de simulados, distribuindo para que eles respondam em casa, e na aula seguinte fazemos a correção dos problemas, sempre com a interação dos alunos, instigando-os para que leiam e expliquem, e se entenderam o enunciado e o raciocínio usado para a solução do problema.

Quais recursos e materiais didáticos você utiliza para preparar seus alunos?

Uso jogos de tabuleiro, alguns apareceram nas edições das olímpiadas passadas, aulas de geometria usando as próprias questões olímpicas recortadas, para que façam manipulações nas figuras Geométricas, além de materiais do portal da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP.

Há algum projeto ou atividade extracurricular que você realiza para estimular o interesse dos alunos pela matemática?

No momento não estou desenvolvendo nenhum projeto, mas o estimulo se dá por meio de desafios lançados num grupo de WhatsApp, ao qual está dando muito certo, quando demoro postar os desafios, eles cobram.

Quais são as maiores dificuldades que você enfrenta na preparação dos alunos para a olimpíada?

Tempo, material e o nível de alguns alunos que chegam na nossa escola, muitos chegam sem saber ler e escrever, isso impacta no desenvolvimento desses alunos não só em matemática, mas em todas as disciplinas.

Como você lida com os desafios de manter os alunos engajados e motivados ao longo do tempo?

Motivando, pois tenho certeza de que esses alunos mudaram o modo de ver a matemática e mais que isso, esses alunos estão se apaixonando pela matemática, logo teremos talentos revelados na nossa escola, alunos que serão referências para os colegas e outros que estão por vir, isso é motivador.

Pode compartilhar uma história ou experiência marcante de alguma edição passada da Olimpíada Mandacaru de Matemática?

Ainda não, pois será a nossa primeira edição.

Como a participação na olimpíada pode impactar os alunos, tanto academicamente quanto pessoalmente?

A competição instiga o aluno a melhorar, é motivador o fato de poder ser reconhecido nacionalmente. Os alunos ficam ansiosos e interessados para competir e enfrentar desafios olímpicos, e esse desafio vem através da olimpíada Mandacaru de matemática.

Quais são suas expectativas para a edição deste ano na olimpíada?

O primeiro passo é fazer com que esses alunos fiquem mais motivados e preparados para participarem de olimpíadas matemáticas, o que já vem acontecendo. Sobre resultados, ainda não estamos pensando em medalha, mas na possibilidade de competir, pois começamos o treinamento há pouco tempo, é algo novo para esses alunos, alguns deles são da zona rural de Caxias, da UIM Flora Alves de Andrade, Povoado Caxirimbu, e estão ansiosos para participarem, eles se sentem preparados, e confiantes, esperamos que eles tenham esse primeiro impacto para na próxima edição alçar resultados melhores.

Como você avalia o desempenho dos seus alunos em competições anteriores e o que espera melhorar nesta edição?

O desempenho dos alunos em competições matemáticas em nossa cidade ainda é muito baixo, principalmente nas escolas públicas, o que não é diferente com meus alunos. Uma vez que é difícil esses alunos comparecerem nas provas de segunda fase, por acharem que não são capazes. Mas já estamos trabalhando com eles na construção de uma cultura matemática e olímpica consistente, para mudar esse pensamento. Uma vez que eles se sentirem motivados, treinados, é fato que eles vão melhorar para competições futuras.

Qual é a reação da comunidade escolar e dos pais em relação à participação dos alunos na olimpíada?

A escola de modo geral ficou muito empolga com a oportunidade de inscrever os alunos nas olímpiadas, a princípio a ideia era inscrever apenas meus alunos, mas levei a ideia para os outros professores de matemática e a direção da escola, e eles resolveram que a escola toda iria participar da competição. Os pais ficaram felizes pela oportunidade de ter o filho participando de uma competição de nível nacional, e os alunos estão muito motivados e ansiosos pela oportunidade de competirem, a olímpiada envolve a comunidade como um todo.

De que maneira você acredita que a participação na olimpíada contribui para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos seus alunos?

Participar de competições de alto nível contribui para o desenvolvimento intelectual dos aluno, eles estão motivados e empolgados na busca por resultados, mas especialmente para competirem, porque eles estão se preparando muito, têm mais vontade de estudar, de aprender matemática, de melhorarem o raciocínio lógico matemático, a leitura e interpretação de problemas, não apenas matemáticos mas relacionados às demais disciplinas.

Que conselhos você daria para outros professores que estão começando a preparar seus alunos para a Olimpíada Mandacaru de Matemática?

Tenham paciência e procurem se qualificar para levar um treinamento e consequente educação matemática de qualidade aos nossos alunos. Sabemos que a luta não é fácil, os problemas são constantes, mas os alunos precisam que nós nos esforcemos para levar algo novo, diferente para motivá-los, às vezes, os incentivos e referências para esses alunos, somo nós, professores. Levar uma educação de qualidade é nossa missão.

Há algo mais que você gostaria de compartilhar sobre sua experiência ou sobre a importância da Olimpíada Mandacaru de Matemática?

É um incentivo a mais para professores e alunos, como o próprio objetivo da Mandacaru diz, é uma forma de difundir a cultura nordestina para o país, além de aprender matemática, nossos alunos aprendem sobre nosso Nordeste e o país pode conhecer o potencial de uma cultura matemática muito rica.


Uma reportagem e edição de Calango Notícias

26 de maio de 2024

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